quinta-feira, 21 de julho de 2011

Farmacêutico do Rio votará pela internet nas eleições do CRF RJ

Na reunião Plenária de nº 449 de 30 de março de 2011, o presidente do CRF-RJ, Paulo Oracy Azeredo, comunicou que, em janeiro, esteve na sede do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Na ocasião, foi levantada a possibilidade de as eleições deste ano serem realizadas pela internet. Na Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, realizada em março, o tema retornou à pauta, e o presidente do CRF-RJ se manifestou favorável à realização do pleito pela internet no Rio de Janeiro. A partir de então, passou-se a discutir a possibilidade de implementação do processo por meio de um projeto piloto encaminhado ao Plenário para decisão.

Na reunião Plenária de nº 450 de 13 de abril de 2011, foi discutido o tema “Eleições - Web Voto”, com a presença do diretor da empresa desenvolvedora do sistema e do administrador do CFF. O diretor falou sobre a segurança e a simplicidade de uma eleição online, explicando que ela atende às premissas básicas: sigilo de voto, certeza da autoria e garantia de que cada eleitor vota somente uma vez e de que voto seja computado com sucesso. Sobre as vantagens desse tipo de eleição, enumerou: praticidade para o eleitor, que poderá votar de qualquer lugar do mundo; economia; simplicidade; rapidez na apuração de resultados; e garantia de uma participação maior dos eleitores.
Paulo Oracy defendeu o Web Voto desde o início da discussão. Na visão dele, esse novo sistema evita que o farmacêutico vá ao correio postar a cédula eleitoral ou que se desloque para votar na sede do Conselho. Colocado em votação no Plenário do CRF-RJ, a proposta foi aprovada por maioria, com apenas três votos contra e uma abstenção. A Sessão Plenária do CFF, de 18 de maio de 2011, homologou os processos eleitorais para utilização do sistema online de votação pelo CRF-RJ e mais cinco Conselhos Regionais.
A votação poderá ser realizada em qualquer computador com acesso a internet no dia 10 de novembro de 2011, das 8h às 18h. O CRF-RJ disponibilizará aos farmacêuticos eleitores em sua sede, pelo menos, um computador durante o horário da eleição, em uma cabine indevassável.
Cada farmacêutico receberá pelo correio uma senha provisória a ser enviada com, pelo menos, 30 dias de antecedência do pleito, a qual deverá ser alterada previamente para uma definitiva no endereço eletrônico destinado à votação. Até 30 de setembro de 2011, o CRF-RJ deverá enviar ao CFF os dados dos farmacêuticos eleitores.
Solicitamos aos que não recebem a Revista Riopharma ou outra correspondência do CRF-RJ que atualizem seus endereços até 30 de setembro para que possam receber a senha provisória. Os débitos existentes também devem ser quitados. Os que não receberem a senha e os que tiveram em débito com o CRF-RJ não poderão votar.

Fonte: Presidência do CRF-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário