sábado, 14 de maio de 2011

Cilostazol

Sexta - feira um colega de trabalho me perguntou o que era e para que servia o Cilostazol. Eu não sabia responder até porque não saímos da faculdade sabendo de tudo... mas como o Google está aí para isso, entrei no bulário, pesquisei e eis o que descobri a respeito:


O medicamento é fabricado pela Libbs (CEBRALAT), é um fármaco relativamente novo, seu uso é indicado nos casos de prevenção da ocorrência de AVC e no tratamento de doença vascular periférica e os efeitos esperados manifestam-se de 15 a 30 dias após o início do tratamento.

Eis a bula:
http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[25787-2-0].PDF

Histórico:
O Cilostazol foi lançado no Japão em 1988 e aprovado no EUA em 1999. Estudos mostram que o Cilostazol se mostrou superior a pentoxifilina pois aumenta a capacidade do paciente de percorrer maiores distâncias em caminhadas, sem dor, de pacientes que sofrem de doença vascular periférica. O Cilostazol é um antiagregante plaquetário e atitrombótico com ação vasodilatadora, não sendo observado o aumento do sangramento como ocorre com o Ácido Acetilsalicílico (AAS).
Seu efeito ocorre pela inibição da fosfodiasterase III, com consequente aumento do AMPc nos trombócitos e nas células musculares lisas, reduzindo o cálcio intracelular, o que leva ao relaxamento e vasodilatação.




É metabolizado pela enzima CYP3A4 o que nos leva a concluir que não deve ser usado concomitantemente com cetoconazol, itraconazol, miconazol, fluconazol, fluvoxamina, fluoxetina, nefazodona, sertralina, omeprazol, eritromicina, diltiazem e quinidina ou, se for indicado, deve ser observada a redução da dosagem. Excretado principalmente pelos rins.

Seus efeitos colaterais mais comuns são: cefaléia, taquicardia, palpitações, fezes amolecidas e diarréia.

FONTE: Arquivos Brasileiros de Cardiologia
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2006001800035

Um comentário: