domingo, 22 de maio de 2011

O que sabemos quando nos formamos?

Hoje acordei me fazendo esta pergunta e portanto, pensando no quanto estamos preparados para encarar o mercado de trabalho...

Depois de passarmos por anos de faculdade, estágios diversos, monitorias, cursos, concursos, palestras, etc, chega o dia da colação. Porém, quando nos formamos, nos deparamos com uma triste realidade: Nós não sabemos nada!!! Sim meus queridos amigos, digo isso porque não é de hoje que se sabe que a melhor escola é a experiência!!
Não estou aqui querendo menosprezar a instituição de ensino superior. Ela é sim, FUNDAMENTAL para a nossa formação como profissionais e nos situa como cidadãos no mercado de trabalho, mas de todos os anos de faculdade, estudando sobre pressão, às vezes decorando a matéria em cima da hora, posso dizer que muitas vezes não degluti as matérias...apenas engoli!
O período em que o estudante mais aprende é durante o estágio e creio que todos vocês irão concordar comigo...até porque nesse momento, a experiência atua em conjunto com o aprendizado e isso é extremamente construtivo.
Então agora, farmacêuticos formados, somos moldados como profissionais, de acordo com o nosso interesse pelo saber! Esta é nossa competência...
Se não soubermos, vamos procurar, pesquisar (especialmente nos livros) e nos aprimorar... caso contrário seremos profissionais medíocres!!!
Certa vez, em uma entrevista de emprego, a entrevistadora nos perguntou na dinâmica de grupo qual era a característica mais importante em um farmacêutico. Todos responderam carisma, simpatia, capacidade de atender bem o cliente, eu porém discordei e tive que me explicar...
"Carisma não supre a necessidade de informação do paciente, atender bem o cliente não é sinônimo de atendimento bem realizado. O paciente não vai até a farmácia só para receber um sorriso...ele quer sentir segurança no profissional que o orienta." Apesar das discordâncias dos meus colegas com relação a minha opinião, fiquei com a vaga!
Competência não é simpatia...florear demais as informações denota insegurança!
Nossa OBRIGAÇÃO como farmacêuticos é:
Respeitar o paciente,
Ser cordial
Dar atenção
Orientar
Tirar dúvidas
Mas, acima de tudo e principalmente, ESTUDAR!!! SEMPRE!!

Essa foi para refletir...boa noite a todos!

Até a próxima postagem...




E lembrem-se :


Não sabemos tudo, mas podemos saber de tudo um pouco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário