quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Interações entre alimentos e Antimicrobianos

A alimentação pode interferir na ação dos antibióticos administrados por via oral, interferindo na sua absorção, para mais ou para menos, em alguns casos, facilitando o tratamento, mas em outros podendo até mesmo impedir a ação do medicamento e prejudicar o tratamento. A situação é especialmente delicada em se tratando dos antibióticos e outros antimicrobianos pois para manter níveis ativos, o medicamento tem que ser tomado em intervalos pré-determinados, por exemplo, de 8 em 8 horas ou a cada 12 horas, o que força o paciente a alterar o horário das refeições. Por isso é sepre bom conhecer quais são as interações alimento-antimicrobiano, informação que quase sempre não está clara na bula mas que pode ser obtida, pelo farmacêutico ou pelo médico, nas monografias dos medicamentos. Para facilitar o entendimento dessas interações, resumimos e descrevemos os principais exemplos de interferência dos alimentos na ação dos antibióticos e outros antimicrobianos.




Necessidade de jejum ou estômago vazio

Vários antibióticos apresentam sua absorção prejudicada na presença de alimentos, situação em geral ligada à alteração da acidez do meio gástrico. Para que haja boa absorção, é preciso administrar o medicamento pelo menos uma hora antes dos alimentos (tempo suficiente para absorção) ou depois de duas horas depois de ingerir algum alimento (tempo de esvaziamento gástrico). Dentre os vários exemplos, podemos citar a LINCOMICINA, AZITROMICINA, AMPICILINA, ÁCIDO NALIDÍXICO, FLUCONAZOL, etc.


A alimentação não interfere com a absorção

Felizmente, para os pacientes, muitos antibióticos enquadram-se nessa situação, o que facilita muito o seu uso correto. Porém, não é bom facilitar. Quando não temos certeza a respeito da interação fármaco-alimento, convém tomá-lo em jejum ou com estômago vazio, até obter a informação correta. São exemplos de antimicrobianos cuja a absorção não é prejudicada pelos alimentos: AMOXICILINA, isolada ou associado com CLAVULANATO, CIPROFLOXACINO E ACICLOVIR.


A refeição evita sintomas desagradáveis

Medicamentos como a SULFAPIRIDINA e SULFADOXINA podem causar sintomas decorrentes de irritação gastrointestinal, provocando mal estar, náuseas ou vômitos. Nesses casos, os alimentos ajudam a aliviar esses sintomas, facilitando o tratamento.


Os alimentos aumentam a absorção

Alguns medicamentos apresentam sua absorção aumentada por influência dos alimentos, quando são extremamente lipossolúveis. Podemos citar como exemplo o MEBENDAZOL e o ALBENDAZOL.


ALGUMAS CURIOSIDADES


ALHO - Aumento da expressão do CYP450

SOJA - Interaçao no T3 e T4

CAFÉ OU CHÁ VERDE- reduz a absorção do Ferro por causa das catequinas presentes nessas bebidas.

COUVE E BRÓCOLIS - Afeta no tratamento do bócio, interage com levotiroxina (PURAN, LEVOID...)

IOGURTE, LEITE - Formam um complexo quelado quando usado em conjunto com tetraciclina, norfloxacino...

NABO, ALFACE, REPOLHO E ESPINAFRE - Bloqueia os efeitos da Warfarina


Recomendação

O que fazer então quando não há informação? Em geral, durante o tratamento, é sempre melhor "pecar pelo excesso do que pela falta". Entretanto, não sejamos alheios à realidade de cada um. Nem todos podem se dar o luxo de adiar o horário das refeições por conta diversas questões e fatores. Aconselhe o paciente a escolher um horário confortável para o uso do medicamento e evite criar "paranóias". O melhor e mais importante é orientá-lo a NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO EM HIPÓTESE ALGUMA, salvo os casos de intolerância ao medicamento, que deve ser imediatamente comunicado ao médico.



Um comentário:

  1. Informações interessantes. Seria possível enviar referencias sobre o assunto?

    joanammssoo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir