sexta-feira, 19 de abril de 2013

50% Farmacêuticos, 50% super-heróis

Quantas vezes não nos sentimos assim? Nem sempe temos a possibilidade de sermos 100% profissionais. Afinal, quem nunca teve que lidar com as pressões do trabalho e foi cobrado de coisas que não lhe cabem fazer como farmacêutico? Eu já passei por isso, inúmeras vezes e digo mais: Isso não acontece somente em farmácias de bairro. Já trabalhei em pequenas e grandes e farmácias e tive que lidar com todos os tipos de exigências. Certa vez, uma das sócias da farmácia que trabalhei, chegou a separar umas prateleiras (e colocou meu nome nelas) para que eu ficasse como responsável em tirar o pó daqueles medicamentos. Pedi demissão na mesma hora. Não vejo problema em ajudar contanto que essa iniciativa parta de mim e que não seja uma imposição, afinal, nossas atribuições vão muito além do que alguns donos e gerentes de farmácia supõem. Penso eu que por muitos e muitos anos nos desvalorizamos a ponto de aceitar certas imposições e foi isso que gerou essa mentalidade dos donos de farmácia de hoje. Mas temos que nos impor. Caso contrário, isso nunca irá mudar! Podemos dizer que temos nosso valor mas de nada adianta se nossas atitudes não forem condizentes com nossas palavras.
Procure saber dos seus direitos como farmacêutico e exija eles, afinal, se você se atrasar ou faltar, a empresa não será a primeira e cobrar o direito que ela tem? Pois então, cobre também, dentro da sua razão! Leia a convenção coletiva do seu município, o código de ética do farmacêutico, veja o que cabe a você realizar, o que você deve se recusar a fazer e conheça suas atribuições. Acredite, arrumar prateleiras não é uma delas !!! Ah, (essa eu espalho mesmo) você sabia que nós farmacêuticos do Rio de Janeiro dispomos de 15 dias no ano para participarmos de palestras, cursos, seminários, PÓS GRADUAÇÃO, etc?

 
CLÁUSULA VIGÉSIMA PRiMEIRA - ABONO DE FALTA


Serão abonadas as faltas dos farmacêuticos, em número de 15 dias por ano, contínuos ou não, sem prejuízo da remuneração mensal; para treinamento técnico de cada profissional, entendendo-se como tal, a participação em cursos de extensão universitária ou pós-graduação, como também, congressos, seminários, simpósios, jornadas e outros, desde que feita à devida comunicação à empresa, por escrito, com 48 horas de antecedência do evento e posterior comprovação.
 
 
Código de ética Farmacêutico
Art. 7° - O farmacêutico deve manter atualizados os seus conhecimentos técnicos e científicos para aperfeiçoar, de forma contínua, o desempenho de sua atividade profissional
 
Nem todos os estados são iguais. Por exemplo, no Espírito Santo são 2 dias por ano, Em Goiás, 6 dias/ano, em São Paulo e no Maranhao são 12 dias/ano e em Minas são 10 dias/ano.
Sabendo dos seus direitos e deveres fica mais fácil lutar por eles! Como estamos falando de super-heróis, uma frase que ouvi em um filme do homem aranha encaixa perfeitamente no que estamos falando: Grandes poderes requerem grande responsabilidade!
Seremos  sim 100% farmacêuticos quando formos realmente FARMACÊUTICOS! O serviço de atenção farmacêutica é um exemplo de como somos o diferencial dentro de uma drogaria. Invista nisso! Não se esqueça: você estudou demais para desperdiçar seus conhecimentos. Use-os em favor da comunidade e até mesmo seu patrão irá agradecer.
 
Disponibilizo aqui alguns links que importantes a respeito de nossa profissão:
 
Código de ética Farmacêutico comentado:
 
Convenções Coletivas:
 
Atribuições do profissional farmacêutico:
 
Atribuições do profissional farmacêutico em farmácias e drogarias:
 
Bj Grande!




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário