terça-feira, 24 de maio de 2011

Notícias: Oficina de Diabetes

Uma pena que foram poucas vagas e ficamos sabendo em cima da hora. Na próxima, divulgarem aqui no blog.

Universo Farmacêutico esteve presente e parabeniza o CFF pela iniciativa e também pelo material de estudos distribuído aos participantes.Muito bem elaborado!

No dia 21 de maio, o presidente do CRF-RJ, Paulo Oracy Azeredo, esteve presente na abertura da oficina de Aprimoramento em Diabetes para Farmacêuticos, que teve como objetivo debater sobre o papel do farmacêutico no controle da doença. Também participou da mesa de abertura o vice-presidente executivo da Associação da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma), Lauro Moretto, que falou sobre a vontade de organizar uma oficina também sobre hipertensão, e a palestrante e membro do Comitê Institucional da Oficina de Trabalho pela Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), Silvia Ferreira Lima Cavalheiro.




Lauro Moretto, do Sindusfarma, Paulo Oracy, do CRF-RJ, e Silvia Cavalheiro, da ADJ



Durante a manhã, uma equipe multidisciplinar formada pela farmacêutica Silvia e as companheiras Gabriela Cavicchioli, enfermeira, Graziela Spadão, farmacêutica, e Denise Ludovico, endocrinologista e pediatra, apresentou as palestras “Noções gerais sobre diabetes mellitus”, que teve como foco as principais questões relativas à doença, e “Farmacoterapia e interações medicamentosas no tratamento do diabetes: como orientar as pessoas com diabetes”.

Na parte da tarde, a mesma equipe apresentou as oficinas “Monitoração: importância, técnicas, cuidados e interpretações de resultado” e “Insulinização: preparo, aplicação, armazenamento e transporte”, que dividiu a turma em dois grupos com apresentação de diferentes estudos de caso. “Trazemos os problemas, os apresentamos aos grupos e eles conversam a fim de encontrar a melhor resolução para o problema”, explicou Silvia sobre a dinâmica da oficina.





Silvia Cavalheiro palestra para farmacêuticos e outros profissionais do segmento




Também participaram do evento o diretor do CRF-RJ, Francisco Cláudio de Souza Mello, a conselheira do CRF-RJ e professora universitária, Tania Mouço, e o vice-presidente da Associação dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Rezende. O evento foi organizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), International Diabetes Federation e ADJ.





Farmacêuticos que participaram do evento





Fonte: Imprensa CRF-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário